Amazon Antonio Jungle Tours

Tourism in The Amazon Forest

Jaguar swimming close to Amazon Antonio's Lodge:
Languages:
Amazon Antonio Jungle Tours is recommended by:
Contact information:

   antonio_jungletours@hotmail.com    Office: +55(92)3234-1294
   Mobile: +55(92)99961-8314

Amazonas

A bacia amazônica possui 6 milhões de quilômetros quadrados de selva e rio, sendo 3,6 milhões de quilômetros quadrados no Brasil. O Estado do Amazonas possui uma área de 1,58 milhões de quilômetros quadrados, o maior estado do Brasil sendo Manaus sua capital.

A bacia do Amazonas é tão grande e esmagadora que cada viajante que vem aqui tem que respeitar a natureza. Metade dos seres vivos até hoje descobertos estão vivendo na floresta tropical do Amazonas. Existem 50.000 tipos de plantas que dão flores. Em cada hectare da floresta crescem 600 espécies de árvores diferentes. Existem duas estações; a quente e a úmida. De dezembro até maio/junho temos a estação chuvosa e de julho até novembro a estação quente. Por causa dessas duas estações existe periodo da vazante do rio de Agosto a Fevereiro e a subida do nivel do rio de março a julho.

A Amazoniaéa maior floresta tropical do mundo. Essa floresta cobre cerca de 40% da área do Brasil e é a casa de mais de 1.800 espécies de pássaros e de 250 tipos de mamíferos. A floresta também é responsável por 50% do total de oxigênio produzido no mundo. Tanto o rio Amazonas quanto as suas 1.100 ramificações são responsáveis por 20% do total de suprimento de água potável do mundo. 10 dos 20 maiores rios do mundo correm na bacia Amazônica. O próprio rio Amazonas possui mais de 6.500 quilômetros sendo 3.600 quilômetros no Brasil. Não é surpresa que o principal meio de transporte seja o fluvial, feito por barcos e canoas.

Rio Urubu

Clique para dar zoom

Os passeios vão para o rio Urubu, cerca de 200 km ao nordeste de Manaus. Este rio é de água escura, como o Rio Negro. Ele começa perto de Presidente Figueiredo, cidade cerca de 110 km ao norte de Manaus. O rio corre por muitos quilômetros antes de desaguar no rio Amazonas.

Existe uma grande diferença entre a parte norte e a sul do rio. A medida que você desce o rio, o ecossistema muda ,a razão pela qual isto acontece é o ph da água que é menor ao norte, ou seja, a água mais acida. A vantagemé que tem menos mosquitos (ao norte), mais terra alta e a floresta é mais densa ao norte. Comparado ao norte, o sul tem um ph maior, ou seja, agua é alcalina ou neutra. Então terá mais mosquitos. Porém o sul terá areas de terras alagadas (como o Pantanal)que combinado com a floresta torna mais fácil de ver diferentes tipos de animais e passaros do que ao norte (subindo o rio). As estações diferentes causam mudanças no nível do rio. Quando o periodo chuva começa, partes da floresta se transformarão em Igapó(floresta alegada). Somente com uma pequena canoa é possível ir pelos Igapares (canais de água que cortam a floresta). Esses canais às vezes são tão pequenos que a floresta pode escondê-los.

Clique para dar zoom

Manaus

Manaus é uma cidade com 1,8 milhões de habitantes, situada na margem esquerda do Rio Negro. É localizado a uma distância de 1,450 km da costa do Oceano Atlântico, no coração da floresta Amazônica, o que a torna quente e úmida. Como maior porto terrestre (que recebe navios cargueiros vindos do Atlântico), é um centro receptor e distribuidor de produtos do alto Amazonas. Os principais produtos de exportações incluem borracha, castanha da amazônia, óleo de pau-rosa, juta e muitos outros produtos secundários, como cordas e sacos de cafés feitos de juta. As indústrias de Manaus incluem cervejarias, construtoras de navios, empresas manufaturadoras de sabão, equipamentos elétricos, empresas de produtos bioquímicos e refinarias de petróleo. No final do século dezenove, Manaus cresceu como uma das cidades mais importantes do mundo por ser a única em que se podia encontrar borracha. Nesse período o Teatro Amazonas, um lindo prédio em estilo renascentista, foi construído. Nele você pode ver ópera tocada e cantada por atores famosos da Europa e de outros continentes.

Lugares para se ver em Manaus

Centro:

  • Teatro Amazonas
  • Mercado Municipal
  • Palácio do Rio Negro
  • Museu do Índio
  • Cais do porto de onde partem as gaiolas (barcos)

Fora do centro da cidade:

  • Encontro das águas: fica a 10km de Manaus, descendo o rio, na confluência dos rios Negro e Solimões. Deste ponto em diante, eles se combinam formando o rio Amazonas.
  • Zoológico: zoológico militar localizado a 9 km do centro da cidade. Local onde se encontram espécies típicas como Capivara, Onça, Anta entre outros.
  • Bosque da Ciência: a floresta cênica, conhecida como INPA( Instituto de Pesquisas da Amazônia), cercada por floresta secundária é o único lugar com espécies raras da fauna e flora amazônica, como o peixe-boi (o maior mamífero aquático), a ariranha, poraquê (peixe elétrico), cutia, e um lago de tarturugas de rio. Está localizado a 10km do centro.
  • Museu de Ciências Naturais: localizado a cerca de 12 km do centro da cidade. Esse museu possui um grande aquário onde se encontra o maior peixe de escama de água doce do mundo o Pirarucu. Também se encontram lá várias espécies de insetos e peixes deágua doce.
  • Ponta Negra: faixa de praia fluvial ao noroeste da cidade a uma distância de 13 km do centro, é um popular ponto de encontro nos finais de semana. Tem vários restaurantes e bares e o anfiteatro sobre o rio, onde acontecem vários eventos. Na época do verão de setembro a dezembro, tem a praia onde a cheia limpa as suas areias para a estação seguinte.

Festas em Manaus e em outros locais do Amazonas

  • Carnaboi: é um tipo de carnaval local que acontece dois dias depois das festas de carnaval na cidade. Acontece no Sambodromo no mês de fevereiro ou março e dura dois dias.
  • Festival de Ópera: acontece nos meses de abril e maio e dura um mês.
  • Ensaio do boi-bumbá: é uma espécie de abertura para o grande Festival Folclórico do Amazonas e dura cerca de 1 mês, maio a junho no Sambodromo.
  • Festival Foclorico do "Boi-Bumbá": o maior festival folclórico do norte do Brasil e o segundo maior festival do Brasil. Com peformances em carros alegóricos que representam a cultura indígena e as lendas amazônicas misturadas com a cultura do norte oriental do estado. Acontece no final do mês de junho, na cidade de Parintis a 400 km de Manaus, e dura 3 dias. A única forma de chegar a esta cidade é por barco ou avião.

Outros lugares interessantes perto de Manaus

  • Presidente Figueiredo: a terra das cachoeiras, uma cidade pequena localizada a 107km de Manaus cercada de mais de 400 cachoeiras e pequenas cavernas. Chega-se a cidade de ônibus partindo de Manaus.
  • Novo Airão: é uma cidade pequena localizada a 180km de Manaus. De lávocê pode fazer uma viagem de barco para as ilhas de Anavilhanas, e é possível também nadar com os golfinhos rosas e cinzas de água doce.